Tudo para economizar combustível

Devido o alto custo do combustível elaboramos algumas dicas para ajudar a economizar e maximizar o lucro trabalhando nos aplicativos.

MANTENHA OS PNEUS CALIBRADOS

A calibragem dos pneus é de extrema importância por vários motivos. Além de contribuir para a segurança e maior durabilidade dos pneumáticos, manter a pressão correta indicada pelo fabricante do veículo ajuda a economizar combustível. Pneus murchos deixa o carro mais pesado e exigindo mais do motor. Se a pressão do pneumático estiver 30% abaixo da recomendada pelo fabricante do veículo, o consumo pode aumentar em até 2,5%.

ALINHAMENTO

É de suma importância manter as rodas, a suspensão e a direção alinhadas. O desalinhamento aumenta a resistência à rodagem dos pneus, aumentando também o consumo de combustível. É recomendado fazer o alinhamento para favorecer a boa dirigibilidade do veículo.

AR-CONDICIONADO

Ele pode aumentar muto o consumo, principalmente em dias mais quentes. Porém em dias mais frios evite utilizar o ar-condicionado, ou opte em abrir as janelas para ventilar (atente-se à segurança).

Na estrada a situação é diferente, pois os compressores modernos já não exigem tanto esforço do motor. As janelas fechadas melhoram a aerodinâmica, diminuir a resistência do ar e, consequentemente, reduz o consumo.

PRECISA ESQUENTAR O MOTOR?

Os motores atuais dispensam aquela velha prática de ter que esquentar por alguns minutos, com exageradas acelerações, claro que no álcool quando o clima estiver frio, é recomendável aguardar a rotação do motor se estabilizar em 1.000rpm.

Porém o calor dilata alguns componentes do motor, fazendo com que o desgaste das peças diminua, então aconselhamos que evite grandes acelerações nos primeiros quilômetros.

VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA

Mantenha-se dentro da velocidade permitia pela via, assim você irá manter a aceleração ideal para o local.

Na estrada procure não ultrapassar os 100km/h.

DIREÇÃO ECONÔMICA / COMPUTADOR DE BORDO

Mantenha sempre uma aceleração uniforme, pois isso reduz consideravelmente o consumo de combustível e o desgaste do motor. Acelerações fortes, com o giro do motor nas alturas, significa aumento no consumo.

Muitos veículos já possuem no painel/computador de bordo um marcador de consumo imediato ou o consumo médio, fique sempre atento aos números. Com o tempo, você pegará todas as manhas para dirigir de maneira mais econômica.

TROCA DE MARCHAS / FREIO MOTOR

Aprenda a trocar de marcha no tempo certo, procure dirigir com marchas mais altas e rotações mais baixas. Evite esticar muito a primeira e a segunda, o ideal é tentar manter as rotações do motor na faixa mais econômica. Marchas mais fortes devem ser utilizadas apenas em subidas íngremes, ou as use para fazer a função de freio-motor. Evite a “banguela” (andar no ponto morto), que além de não contribui para a economia de combustível, aumenta o desgaste do sistema de freio.

MANTENHA AS REVISÕES EM DIA (MANTENHA O FILTRO DE AR LIMPO)

A manutenção regular ajuda bastante a economizar combustível. O filtro de ar muito sujo pode aumentar o consumo em 10%.

LIVRE-SE DO PESO MORTO

Algumas pessoas mantém muitas coisas espalhadas no veículo como roupas, sapatos, peças usadas substituídas na última revisão e outros objetos esquecidos no porta-malas. O excesso de tralhas e afins aumentam o peso do veículo irá contribuir no aumento do consumo de combustível.

EVITE O PÉ NO FREIO

Ao perceber que irá precisar parar mais a frete tire o pé do acelerador com antecedência e o motor se encarregará de reduzir a velocidade do carro.

POSTO DE GASOLINA E COMBUSTÍVEL IDEAL

Abasteça sempre em postos confiáveis e conhecidos. Atente-se também ao percentual do valor do álcool em relação ao valor da gasolina, assim caso o valor for superior a 70% abasteça na gasolina caso contrário no álcool.

BAIXE APLICATIVOS DE GESTÃO DO CARRO

Existe diversos aplicativos que ajudam a gerenciar seus custos com o veículo. Muitos gerenciam até a queima do combustível por postos, assim você saberá se algum posto esta com muitas misturas no combustível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *