Dicas de segurança para Motoristas Uber

Dicas de segurança para Motoristas Uber

É muito comum ouvir casos de motoristas Uber que já foram assaltados durante o trabalho, e sabemos que nos dias de hoje toda segurança é pouco. Mas deixaremos algumas dicas que aumentará sua segurança:

Tenha me mente que não existe horário de maior risco, durante o dia ou a noite o risco é o mesmo. O período da manhã é o preferido pelos ladrões, pois tem mais tempo para levar o veículo para longe. Durante  a tarde o assaltante pode facilmente fugir se misturando a outros carros ou pessoas, além do mais os motoristas normalmente ficam menos atentos à segurança. Já durante a noite, o motorista é uma das poucas opções disponíveis para assalto nas ruas.

Atitudes de segurança do motorista:

Evitar utilizar o celular no carro, pois você além de ficar menos atento ao seu redor, irá chamar mais a atenção dos assaltantes.

Estacionar o carro em locais isolados como ruas desertas, pois o ladrão se sentirá mais confiante uma vez que não terá ninguém que possa te ajudar.

Estacionar em locais com grandes acessos, como próximo de grandes avenidas, rodovias, etc. Pois o ladrão sabe que rapidamente estará longe do local do roubo.

Estacionar em locais próximo a desmanches.

O motorista dentro de um carro parado é um prato cheio para os assaltantes, uma dica é utilizar as películas nos vidros (insulfilmes) para dificultar a percepção de que há alguém dentro do veículo. Porém com o calor é muito difícil ficar dentro do veículo com os vidros fechados, então alguns motoristas mantém ar-condicionado funcionando, ou seja, o carro deverá ficar ligado, ou em alguns casos esquecem de desligar os faróis (nova lei que obriga os faróis ligados) chamando a atenção dos assaltantes. O melhor a fazer é sair do carro, tranca-lo e afastar um pouco enquanto aguarda a próxima corrida.

É muito comum receber solicitações e por alguns fatores o motorista desconfia do passageiro. Diante desta situação o motorista ou se arrisca ou cancela a solicitação. A dica é ligar para o passageiro e fazer algumas perguntas simples, pessoas mal intencionadas ficarão surpresas e atenderão a ligação com certo nervosismo. Através de simples perguntas você perceberá se é seguro ou não.

Segurança no veículo:

Uma película (insulfilme) nos vidros pode dificultar a identificação de quantas pessoas existe dentro do veículo.

Colocar rastreador no veículo, isso além de ajudar a recuperar seu veículo pode ajudar a prender o ladrão.

Manter o veículo assegurado, porém é importante ver se o seu seguro cobre motoristas Uber.

Carros que chamam mais atenção?

Veículos de cor neutra como prata, preto ou branco são os mais visados para assaltos, pois são mais fáceis de serem vendidos e não chamam atenção em uma fuga.

Carros com com porta malas grandes. Muitas vezes o veículo é roubado só para ser usado em outro tipo de crime, como assaltos a residências, empresas ou comércio. Para essa ação, os carros maiores são o alvo do bandido.

Colar adesivos do tipo “I love Apple”, de clubes, profissão, academia entre outros podem dar pistas de sua condição social ao ladrão, além dele ter noção da rotina da família.

Em caso de assalto:

Se estiver em um assalto, o melhor a fazer é manter a calma e obedecer o assaltante. Evite movimentos bruscos e procure sempre avisar o assaltante de todos os seus movimentos (exemplo: antes de remover o cinto de segurança falar: – irei retirar o meu cinto de segurança.)

A Uber possui um telefone 0800 que deve ser utilizados em emergências, em caso de assalto, onde o seu aparelho celular for roubado entre em contato e informe do assalto. A Uber irá bloquear sua conta e a conta que solicitou a corrida. Assim você evita que os assaltantes utilizem sua conta para roubar outro motorista.

A Uber também possui um seguro, faça o boletim de ocorrência, entre em contato com a Uber e veja todo o processo de acordo com o ocorrido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *